Orgânicos

ORGANICOS

Sítio Guapeba, da família Lima, que há 30 anos produz orgânicos no Brejal (Petrópolis-RJ) .

A produção orgânica é baseada no manejo sustentável, com práticas que preservam o equilíbrio do meio ambiente, e no respeito ao homem sob todas as circunstâncias.

Por sua própria natureza, os alimentos orgânicos são isentos de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos, transgênicos e aditivos químicos – e isso traz ganhos enormes a saúde do consumidor, do produtor e do Planeta como um todo.
GARANTIA – Para que um produto seja considerado orgânico pela legislação brasileira deve atender aos princípios estabelecidos na lei federal 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e regulamentações posteriores.

No Brasil a qualidade orgânica é garantida por empresas certificadoras e pelos Sistemas Participativos de Garantia (SPG). Em ambos os casos, o produto orgânico é identificado em sua rotulagem pelo selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  A legislação brasileira contempla também um modelo mais simples, através dos Organismos de Controle Social (OCS), que prescinde do selo mas assegura a qualidade orgânica nas vendas diretas produtor-consumidor.

 

A Engenho Novo tem como princípio utilizar, sempre que disponíveis, ingredientes orgânicos certificados – sobretudo oriundos de pequenos produtores e cooperativas. Isso de certa forma contribui para maior qualidade de vida no campo e ajuda a diminuir o êxodo rural em nosso país.

Seus produtos são certificados pelo SPG-ABIO.  Ou seja, através de um processo que envolve todos os componentes de uma rede na qual há a participação direta dos próprios produtores do grupo de SPG (que se tornam corresponsáveis pela garantia da qualidade orgânica) e também de comerciantes, consumidores e técnicos a ele vinculados.

 

SAIBA MAIS CONSULTANDO:

www.abiorj.org

www.organicsnet.com.br

www.contraosagrotoxicos.org

www.agricultura.gov.br

www.planetaorganico.com.br

www.portalorganico.com.br